CBRATEC 2014 | IX Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria

CBRATEC 2012 | VIII Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria
22 de julho de 2017
CBRATEC 2016 | X Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria
24 de julho de 2017
Show all

CBRATEC 2014 | IX Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria

Ocorreu na pequena cidade de Serra Negra, no interior do estado de São Paulo, entre os dias 9 a 12 de Novembro do ano de 2014, a nona edição do conceituado Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria, que juntou grandes nomes especialistas em Análise Térmica e Calorimetria para dividir informações com todos os participantes do evento.

Na comissão de organização, tivemos Prof. Fernando Fertonati presidindo, e a Profa. Cheila Monthé vice presidindo. Graças a essa comissão de organização, foram quatro memoráveis dias, lotados de conteúdos, palestras e conferências de qualidade para todos os presentes.

No primeiro dia foi feita a entrada no hotel e a recepção e entrega de material de todos os participantes do vento, seguido da cerimônia de abertura, que foi feita por Maria Flomena Camões. Após isso, os dias conseguintes tivemos diversos conteúdos de peso no evento.

Acontecimentos no evento

Todos os dias de evento foram abertos com cursos básicos e avançados sendo aplicado a todos os participantes interessados. O minicurso, introdução às técnicas termoanalíticas foi ministrado pelos professores Jivaldo de Rosário Matos da IQUSP, e Lucildes Pita Mercuri da UNIFESP.

O curso avançado foi dividido em duas partes. A primeira parte teve como temática a cinética não-isotérmica de reações em fase condensada: avaliação de métodos para obtenção de parâmetros cinéticos. Essa parte foi ministrada Clóvis Augusto Ribeiro, do Instituto de Química da Araraquara na UNESP.

Seguido dos cursos, no primeiro dia ocorreu a primeira conferência plenária do evento. O tema foi Thermal behavior of nanostructured block copolymer based advanced hybrid inorganic/organic materials, que foi ministrada por Agniszka Tercjak, professor e mestre em engenharia de materiais renováveis da University of the Basque Country.

Em Seguida, ocorreu a primeira palestra técnica do evento, Why Use DMA – Discussion of typical application examples where Dynamic Mechanical Analysis (DMA) gives insight into diferente material properties. Essa palestra foi ministrada por Mr Beat Flachsmann da Mettler Toledo.

Após um Coffee Break, houve a apresentação de seis trabalhos, seguida da segunda e depois terceira palestra técnica do evento, Strategies for better ThermalAnalysis Data, ministrada por Louis Waguespack (TA Instruments) e desafios analíticos da complexação de compostos voláteis em ciclodextrinas e suas potencialidades, ministradas por Adriano Antunes.

Ainda nesse dia, tivemos mais duas conferências plenárias, uma ministrada em nome da Win de Klerk e outra por Holsa Jorma. Também tivemos mais uma palestra técnica da DAIRIX, apresentação de mais seis trabalhos, e o dia foi encerrado com uma sessão de pôsteres.

Nos dias conseguintes, tivemos diversos nomes de peso fazendo conferências plenárias e palestras técnicas, como Dirk Walter, Luis A. Pérez-Maqueda, Peter Simon, Ralf Zimmermann,

Vera Regina Leoplodo Contatino, Ekkehard Füglein, Luíza dos Santos Conejo, Nobuaki Okubo, Michelle Costa, Sebastian Seibt.

Todos esses nomes representam grandes empresas e institutos nacionais e internacionais do ramo no nono Congresso Brasileiro de análise Térmica e Calorimetria, fazendo apresentações com imenso conteúdo para todos os participantes dentro do evento. Esse evento cresce cada vez mais anualmente graças a todos esses participantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *