CBRATEC 2012 | VIII Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria

CBRATEC 2010 | VII Congresso Brasileiro de Análise Térmica
21 de julho de 2017
CBRATEC 2014 | IX Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria
23 de julho de 2017
Show all

CBRATEC 2012 | VIII Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria

Ocorreu no período de primeiro a quatro de Abril no ano de 2012 na famosa cidade de Campos do Jordão no interior de São Paulo, o oitavo Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria, juntamente com o terceiro Congresso Pan-Americano de Análise Térmica e Calorimetria.

A comissão organizadora teve como presidente o professor Jivaldo Rosário Matos, e vice-presidente a professora Cheila Mothé. Junto com uma excelente comissão de organização, foram encarregados de montar o evento, trazendo nomes e empresas renomadas no ramo de análise térmica e calorimetria de diversos campos, com excelentes trabalhos e palestras.

Abrindo o evento, tivemos o curso ministrado pela Profa. Dra. Lucildes Pita Mercuri, da UNIFESP, que deu o curso sobre Fundamentos da Análise Térmica, Termogravimetria, Análise Térmica Diferencial, Calorimetria exploratória diferencial, Termogravimetria derivada, Técnicas Acopladas e aplicações.

Conferências plenárias no evento

Tivemos ao todo durante o evento, o total de seis conferências plenárias, com nomes nacionais e internacionais trazendo conteúdo de peso para a CBRATEC e CPANATEC.

Abrindo as conferências plenárias, tivemos Alan Riga, dos EUA, com a conferência sobre Dieletric and Calorimetric Analysis of Drugs, Chemicals and Polymers.

Tivemos também Jorge R. Castiglioni Alonso, do Uruguai, ministrando uma conferência com o tema Análisis térmico: La importância de las condiciones de Trabajo.

A temática Thermal and Thermooxidative stability and lifetime predictions employing non-arrhenian temperature fuctions, foi um congresso ministrado por Peter Simon, da Eslováquia.

VAlter José Fernandes Jr, do Brasil, ministrou o congresso sobre aplicações da análise térmica na pesquisa de combustíveis fósseis, biocombustíveis e suas matérias-primas, marcando presença brasileira nas conferências plenárias do evento.

Tivemos também outros nomes em conferências plenárias, como Alejandro Ayala (Brasil), Dirk Walter (Alemanha), Csaba Novak e Zsuzsanna Töröcsik (Hungria).

Palestras temáticas do evento

Ao todo no evento, tivemos três palestras temáticas com profissionais de renome da área. Flávio Machado de Souza Carvalho, professor da USP, ministrou sua palestra sobre aplicação combinada de analise térmica e difração de raios x no estudo de polimorfismo.

A professora Cheila Gonçalves Mothé da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ministrou com classe sua palestra sobre avaliação por Análise Térmica e AFM do Biorreverstimento no processo de cura por plasma.

A última palestra temática do evento foi ministrada pelo professor Maurício de Jesus Monteiro, da PUC do Rio de Janeiro. Essa palestra teve como tema a utilização de termogrametria para avaliação da resistência à oxidação de ligas metálicas.

Grandes nomes em palestras técnicas

Para completar o renome do evento, tivemos também grandes nomes como Michelle Leali Cost (Perkin Elmer) com sua palestra sobre caracterização de fármacos: técnicas hifenadas. Beat Flachsmann (Mettler Toledo) palestrando sobre Flash DSC – A Quantum Leap in DSC Performance.

Outros nomes dessas palestras são Günter Weingärtner (Pensalab / systag), Altivo Pitaluga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *